Aqui me refiro aos pais-homens especificamente, pais dos filhos das inúmeras mães que me procuram todos os dias, preocupadas e angustiadas com a alimentação de suas crianças. Onde estão esses pais?
As mães eu sei onde estão, elas representam 92% do meu público, elas me escrevem mensagens desesperadas, assistem minhas lives e palestras. Elas enchem as minhas caixinhas de perguntas, marcam e comparecem a todas as consultas. Elas se envolvem e buscam ajuda.
+ REVELADO! Conheça o guia de alimentação ideal para seu filho!
A alimentação de uma criança só é 100% responsabilidade da mãe, se enquanto o bebê estiver em aleitamento materno exclusivo, fora isso o pai tem tanta responsabilidade quanto a mãe em todas as questões que envolvem o crescimento e o desenvolvimento da criança. Portanto, a alimentação não pode e nem deve ser uma responsabilidade exclusiva da mãe. É preciso convocar os pais para estarem por perto, para se posicionarem em relação a questões muitas vezes ignoradas por eles, como a alimentação por exemplo.
Me espanta o número tão pequeno de pais- homens que participam ativamente da alimentação de sua família. E aí as perguntas não param:
Cadê os pais dessas crianças?
Eles não estão vendo seus filhos comendo mal?
Eles não se preocupam?
Não se interessam?
Não se envolvem?
Não acham que essa responsabilidade é deles?
- Qual deve ser o primeiro alimento oferecido ao bebê?
- Saiba quando oferecer o primeiro alimento ao bebê
- Como oferecer o primeiro alimento ao bebê?
- Como, quando e qual deve ser o 1º alimento na introdução alimentar do bebê?
Ah se eles soubessem que com eles por perto o processo é bem mais fácil. Ah se eles soubessem que seus filhos irão crescer e se desenvolver com mais facilidade e confiança se eles estiverem enfrentando as dificuldades juntos.
Ah se eles soubessem que por mais que dê trabalho enquanto os filhos são pequenos a tendência é o trabalho e o stress diminuir. Quando as conexões de confiança e cumplicidade já estiverem firmes e estabelecidas, a passagem pela adolescência pode ser mais tranquila.
Ah se esses pais soubessem a falta que eles fazem!
Para ajudá-los a se darem conta de tudo isso, eu preparei uma série de lives para o mês de agosto, que acontecerá às terças feiras no meu Instagram @gabrielakapim , a cada terça um convidado diferente, todos pais. E vamos conversar sobre a participação e o envolvimento deles na alimentação de seus filhos e filhas. Amanhã teremos a participação mais que especial de Marcos Palmeira, ator e fazendeiro. Não vale perder.